O gato persa

O gato persa

A raça Persa teve origem a partir de cruzamentos de gatos de pêlo longo oriundos da Turquia, e gatos mais encorpados, de pêlo longo, vindos da antiga Persia, atual Irã, e que chegaram a Europa através das grandes navegações provenientes do Oriente. Estes cruzamentos, programados pelo homem, tiveram como objetivo, desenvolver as características relacionadas ao temperamento tranqüilo e da exuberante pelagem. Estas características tornaram o Persa, um dos mais populares gatos de estimação.

Temperamento

Inteligente, dócil e carinhoso com os familiares. Apresentam miado doce e melodioso. São excelentes companheiros para idosos, preferindo a tranqüilidade e o conforto do seu lar. Brincalhões, espirituosos e tolerantes, podendo ser recomendado para crianças. São extremamente limpos, obedientes e se adaptam facilmente aos hábitos do dono.

Características

É um gato de tamanho médio - grande. Tem o corpo robusto e ossatura forte. Pelagem longa, densa, sedosa e fina. Possui gola farta de pêlos que cobre os ombros e o peito. Sua cara é achatada e seus olhos grandes e bem separados.