Fazendo as necessidades no local certo

Este é um problema que incomoda mais donos de cães do que de gatos. Apesar de eu receber sim reclamações de gatos que fazem pipi fora da areia... ai já viu né!!

Caso o cão ou gato tenha feito as necessidades em lugar errado, limpe imediatamente o local com um pano com álcool, vinagre, creolina ou citronela.... resolvi citar todos estes pois alguns odores funcionam com uns mas não com outros. Mas não limpe o local na frente do animal, espere que ele vá para outro local.

Se ver o animal fazendo sujeira no local errado, repreenda-o com "NÃO" e leve-o para o local desejado. Não é necessário gritar e nunca se deve bater. Não adianta dar bronca depois de ter passado um bom tempo em que ele fez a sujeira, pois o animal será incapaz de associar a bronca ao que fez de errado.

Quando o ver fazendo as necessidades no local correto, afague-o e diga "MUITO BEM" de forma carinhosa.

No caso dos cães tenho tido sucesso com o uso da creolina no local.

Uma outra coisa a se fazer quanto a cães e gatos é mudar a rotina, por exemplo se o cão esta fazendo na sala, tire-o da sala e deixe ele passar um bom tempo em outro local... assim ele vai "esquecer" onde fazia de forma errada as necessidades.

No caso dos gatos muitas vezes o problema é o tipo de areia usada pelos proprietários... então o jeito é mudar a marca da areia.