Cromoterapia para animais !

A cromoterapia promove a cura de problemas organicos e emocionais atraves do uso das cores. Hoje em dia ela também é muito usada para tratar os animais em geral tanto isoladamente como associada a medicina veterinária halopata.

São poucos os profissionais como eu dedicados a cromoterapia veterinária. E também são pouquissímas as pessoas que procuram este tipo de terapia. O Uso das cores nos tratamentos de saúde é relativamente recente. Não existe registro histórico sobre a cromoterapia como acontece, por exemplo, com a fitoterapia(cura pelas ervas) ou a hidroterapia(tratamento pela água).

Os adeptos da medicina natural têm muita simpatia pela cromoterapia como parte importante da medicina do futuro, devido a sua simplicidade, facilidade e aplicação e eficácia. Os efeitos e as influências das cores sobre os animais são muito variados e, por isso, merecem um estudo especial.

Para entender as cores:

Cores primárias: azul, vermelho, verde, amarelo.
Cores secundárias: preto, cinza, marrom, violeta.
O preto e o branco estão fora desta lista.

Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo determina a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e as plantas estariam na mesma situação.

A Z U L

Características :
O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz e segurança. É uma cor passiva, concêntrica, perceptiva, sesível, incorporativa e unificadora.
O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. É a cor da compaixão, e também uma cor feminina, da paz de espírito, da integridade e da confiança.
Favorece a criação e a manutenção de um clima ou ambiente calmo e organizado em residências ou locais de trabalho, quando presente em paredes, cortinas, luminárias, etc.
Efeitos orgânicos: Redução do pulso, redução leve da frequencia cardíaca, diminuição do rítmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Com a redução dos ritmos cardio-circulatórios, respiratórios e nervosos, o organismo tende a recarregar-se energeticamente.
Indicações : Nos casos de stress, estafa, convalescênça, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade, convulsões, esgotamento nervoso, agitação psicomotora, e neuroses.
Contra-indicações O azul não possui contra-indicações dignas de destaque. Existe uma certa contra-indicação em casos de coma, de estupor, de medos muito acentuados ou fobias.

V E R M E L H O

Características :
Uma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, exitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. É ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autônomo e móvel. Sua contemplação estimula á ação, à luta, à conquista. O vermelho é escolhido por preguiçosos e deprimidos. Mas é rejeitado por pessoas agitadas e irritáveis.
Efeitos orgânicos :Aumenta o pulso, a frequencia cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório. Estimula a força vital, a atividade nervosa e glandular, e produz contração da musculatura estriada (músculos comuns).
Indicações :Alterações cardio-vasculares não congestivas, pressão baixa, insuficiência cardíaca, anemias, fraquezas nervosas, convalescênças, impotência sexual, frigidez, tristeza, depressão, melancolia, desinteresse pela vida e pelas coisas, excesso de práticas psíquicas(ioga, meditação,etc), doenças musculares, preguiça e doenças debilitantes em geral.
Contra-indicação :Em todas as formas de loucura, ira, nervosismo, neurastenia, tensão emocional excessiva, pressão alta, exaltação sexual, tensão pré-menstrual, paranóias, esquizofrenias com agitação, insônia e etc.

V E R D E

Características :
O verde é a cor da firmeza, constância, perseverança, resistência, esperança. Do amor próprio, da auto-afirmação e do orgulho. É uma cor passiva, defensiva, concêntrica, imutável, possessiva e repressiva. Sua influência assinala persistência, determinação e, em casos extremos, obstinação. O verde dá maior flexibilidade ao poder e até a arrogância. Não é uma boa cor para pessoas apegadas à rotina e que sejam muito metódicas.Favorece a repressão de sentimentos, bloqueando-os e aumentando assim a pressão psíquica.
Efeitos orgânicos: Leve contração dos músculos involutários.
Indicações :Depressão crônica, complexo de inferioridade, psicose maníaco-depressiva, personalidade fraca, medo do fracasso, falta de motivação, auto-estima diminuída, prisão de ventre, falta de memória, crianças desatentas.
Contra-indicações: Hipocondria, sadismo, masoquismo, megalomania, úlcera gástrica e duodenal (úlceras pépticas), cólicas menstruais, espasmos viscerais, diarréias dolorosas.

A M A R E L O

Características:
É a cor da vivacidade, da alegria, do despreendimento e da leveza. Produz relxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. Psicologicamente, o amarelo está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Tudo de um modo suave, mas não inconsequente. O amarelo é uma cor ativa, expansiva, ambiciosa, excêntrica e inquiridora.
Efeitos orgânicos :O amarelo tem ação antidistônica, estabelecendo certo grau de equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e o parassimpático. Como o vermelho, o amarelo também tende a elevar um pouco a pressão sanguínea, só que com menos intensidade. Reduz levemente a produção de ácidos gástricos.
Contra-indicações :Imaturidade, infantilidade e doenças mentais.

V I O L E T A

Características:
É uma cor usada como sedativo dos nervos motores e sistema linfático. Ela também cauteriza as infecções e inflamações. Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações.
Efeitos orgânicos :Tem ação calmante do sistema nervoso e respiratório.
Contra-indicações :Animais muito apáticos.

L A RA N J A

Características:
O laranja é uma combinação do vermelho e do amarelo.Tem efeito antiespasmódico. Bom no tratamento das cãibras musculares e nos espasmos.O laranja auxilia o metabolismo do cálcio e fortalece os pulmões, pâncreas e baço.Esta cor acelera a pulsação mas não eleva a pressão sanguínea.Fornece energia ao baço e pâncreas.O laranja fortalece o corpo etérico, vivifica as emoções e cria um sentimento geral de bem estar e disposição.
Efeitos orgânicos :Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga.
Contra-indicações :Não tem.

As cores afetam profundamente as energias físicas e mentais dos animais. Na medida em que o organismo se relaciona com o meio ambiente, recebe estímulos constantes sob a forma de cores e luzes.

Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o animal, em um local escuro, durante meia hora, todos os dias.

A luz deve partir de uma lâmpada colorida, colocada num spot, e irradiar-se por todo o corpo, principalmente sobre a cabeça. O animal deve estar confortavelmente posicionado para evitar qualquer tipo de inteferência cromática no tratamento. A aplicação da luz pode ser utilizada em conjunto com outros tipos de tratamento como a acupuntura.